Erros mais comuns em reformas
Durante as reformas diversos erros são cometidos com frequência e por mais simples que possam parecer, detalhes podem causar colapsos. Portanto, confiram os erros mais comuns:
– Supressão de elementos estruturais: a retirada de elementos estruturais é terminantemente proibida sem acompanhamento técnico, sobretudo quando os elementos são pilares ou paredes de alvenaria estrutural.
– Adição de peso sob as lajes: Por mais incrível que pareça para alguns, a adição de uma “mera” CAIXA D’ÁGUA pode trazer grandes sobrecargas para a laje, fato que eventualmente acarreta problemas estruturais. Além disso, outros exemplos de elementos que aumentam o peso são: Banheiras, Revestimentos no piso, o clássico “puxadinho” e concentrações de materiais pesados.
– Falhas nas impermeabilizações: Um mal processo de vedação acarreta infiltrações que eventualmente se tornam fatores de comprometimento para a capacidade de suporte da edificação.
– Danos em elementos estruturais: O comprometimento da integridade de pilares e vigas possui o mesmo “perigo” que a retirada completa de um deles.
Vale salientar que o maior erro sempre será não solicitar um acompanhamento técnico de qualidade com um profissional da área.